Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de novembro de 2016

 

 

Com apoio do CNS, indígenas mantém direitos na atenção à saúde

 


        A pressão realizada pelos povos indígenas e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) garantiu a continuidade do atual modelo de convênios relacionados à atenção à saúde indígena até dezembro de 2017. Nesta quarta-feira (09), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou documento em que atende pontos apresentados pelas lideranças indígenas.

 

 


        De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, a luta dos povos indígenas em relação à autonomia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) se intensificou no último mês, com o apoio do próprio conselho. “O CNS tem tentado cumprir o seu papel constitucional de órgão fiscalizador das políticas públicas de saúde indígena e de órgão formulador de direitos constitucionais. Estamos juntos para não permitir nenhum direito a menos”, afirmou.

 

        A assinatura do documento foi feita durante reunião do Fórum Ampliado de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), em parceria com o Sindicato Nacional dos Profissionais e Trabalhadores da Saúde Indígena (SindCoPSI). O encontrou reuniu, entre os dias 8 e 9 de novembro, em Brasília, cerca de 700 representantes de 100 povos indígenas das cinco regiões do país para reivindicar proteção aos direitos da saúde.

 

        O documento estabelece, ainda, a criação de um Grupo de Trabalho com a participação de organizações indígenas e de representantes do Ministério da Saúde. Esse grupo terá a missão de discutir o modelo de contratação da força de trabalho para melhoria da atenção à saúde indígena, com a apresentação de uma proposta no prazo de 90 dias, prorrogado por igual período. Também haverá a realização de cinco seminários regionais para discutir a situação atual na área de prestação de serviços e melhorias da atenção à saúde indígena.

 

        Para a representante do Condisi e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Ceará, Maria Lucilene Martins Santos, o resultado obtido é histórico. “Nestes dois últimos dias, mostramos a força do nosso povo e a nossa capacidade de organização. Sem dúvida, foi isso o que garantiu essas conquistas. Ficamos satisfeitos, mas continuaremos com atenção e organização permanente em nossas bases”, afirmou.

 

    

 

 

Viviane Claudino
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I